Humaitá: Brasão Municipal


Brasão da Badeira de Humaitá

O BRASÃO DE HUMAITÁ

O brasão do município de Humaitá foi oficializado pela lei Nº 058/1979, tendo como autores: Francisco Ribeiro e Raimundo Burton da Silva com a colaboração técnica do professor Arcinóe Antônio Peixoto de Farias.

CARACTERÍSTICAS DO BRASÃO

        Possui oito torres, mas só cinco é visível entre duas castanheiras que se apóiam numa faixa vermelha onde está escrito Humaitá, e as datas 1869 e 1894, que representam respectivamente o ano da fundação de Humaitá e sua elevação à categoria de cidade.

        No centro do Brasão há um escudo contornando de vermelho e branco, tendo ao meio um desenho em forma de Y, cortado por uma faixa contra na parte superior do Y, lembram a pecuária que se destaca como atividade econômica do município.


INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA

§  O escudo de origem portuguesa evoca a raça dos nossos colonizadores.

§  A coroa com suas torres representa a sede da comarca, as iluminações vermelhas simbolizam os dirigentes e os pioneiros colonizadores para Humaitá.

§  O desenho que se assemelha a um Y representa o entroncamento rodoviário compreendido pela BR-230 (Transamazônica), BR-319 (Manaus – Porto Velho) e AM-280 (Humaitá – Lábrea).

§  Os Objetivos de forma arredondada, ou seja, as pélas de borracha lembram a indústria extrativa de grande importância econômica para o município.

§  A faixa azul que corta o escudo representa o rio Madeira

Comentários

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui