Biografia do Poeta e Escritor Nã Batista (Raimundo José Almeida Batista)

Raimundo José Almeida Batista (Nã Batista) nasceu em 1964, em Humaitá, cidade ao sul do Amazonas, numa família de seringueiros.

Filho de Luiz Andrade Batista e Eutália Almeida Batista, casado com Maria do Rosário da Costa Batista, pai de João Bosco da Costa Batista, Geovanni Matthaus da Costa Batista e Ohana Mariae da Costa Batista.

Iniciou sua atividade literária em 2001, com De Coração pra Coração (um livro de poemas) 2006, Os Recreios os ônibus da Amazônia (uma narrativa). 2006 Extrativismo ainda bem que chegou tarde (matéria vencedora no concurso nacional literário Memórias INCRA 35 anos).
Funcionário público federal, desde 1982, desenhista, artista plástico, radialista, poeta e escritor. Como radialista apresentou o programa 'De Coração pra Coração' por 10 anos recebendo o premio melhores do ano por dez vezes consecutivo, narrador esportivo, na pintura é autor de várias obras como, a foto de José Francisco Monteiro em exposição na biblioteca Municipal Ferreira de Castro (Valor inestimável para os Humaitaense), foto de Plínio Ramos Coelho (exposto na escola GM3), a Contemplação a saudade (capa do livro De Coração pra Coração), Humaitá em azul e vermelho, a catedral, artes sacras nas igrejas Humaitaense de São José, Imaculada Conceição, Nossa senhora Guadalupe e São Sebastião.

Como funcionário público Nã Batista, esteve durante quatro anos na função de executor da Unidade Avançada de Humaitá (INCRA) entre os anos de 2004 a 2008 e Secretario Municipal de Turismo e Cultura.

Como incentivador cultural é criador do grupo cultural Mocidade Independente de São José, como atleta foi tricampeão humaitaense pelo Corinthians Esporte Clube, bicampeão do peladão pelo Moto Esporte Clube, campeão de Máster pelo Vitória Régia, e tricampeão Juvenil pelo Grêmio Esportivo Humaitaense e como desportista foi eleito por duas vezes presidente da LHDA e em sua administração foi construído o Estádio Arlindo Braz da Silva o “Madeirão”.

Nã Batista é autor da obra Papai Noel não veio, classificada entre as os quatros melhores poemas do mundo de países subtropical e analisada na Universidade de Stendhal em Genobe na França.

Comentários